Entrevista a Hugo Martins
O CB Queluz foi o clube em maior evidência no passado fim de semana, ao conquistar os dois títulos nacionais de Sub 16, em masculinos e femininos, já para não falar da presença em mais Fases Finais. Por isso mesmo, estivemos à conversa com Hugo Martins, Presidente deste clube pertencente ao concelho de Sintra.
O que significou para si conquistar dois títulos nacionais no próprio dia? É o reflexo do trabalho de muita gente, significa manter a tradição de Queluz no basquetebol, já que muitos dos nossos jogadores convivem em eventos ligados a este desporto há anos e anos, através de pais e amigos, por exemplo. Têm sido recorrentes as presenças do CB Queluz em Fases Finais. Esperava tal sucesso? Tal como diz o ditado, quem trabalha colhe os seus frutos. Os pais, treinadores, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, todos acreditávamos nisto. Sempre estivemos cientes do trabalho que vem sendo feito há 8 anos.
O CB Queluz assume-se como um clube apenas formador ou existem objetivos mais ambiciosos a médio/longo prazo, como ter equipas seniores nas principais ligas? Sim, há esse objetivo. Temos que criar condições para que estes miúdos continuem a jogar ao mais alto nível até aos seniores, porque caso contrário irão para outras paragens. Mas para isso precisamos de outras valências, porque nós utilizamos pavilhões das escolas e da Câmara, que não têm as condições necessárias para jogos nas principais ligas. Já lançámos o repto à Câmara e ao Agrupamento Escolar para que sejam criadas as condições que estes miúdos merecem.
Pode falar-nos um pouco sobre o clube? Quantas equipas tem? O CB Queluz tem 10 anos de existência, 8 deles com equipas de formação (nos 2 primeiros só houve seniores). Atualmente temos 12 equipas de formação, às quais somamos uma equipa de veteranos, sendo que somos o clube da AB Lisboa que mais gasta com arbitragens na formação, na relação custo/equipas. Obtivemos essa informação com base numa lista divulgada pela AB Lisboa, o que significa que somos o clube com mais formação. Temos à volta de 240 atletas.
Queluz é uma cidade histórica do nosso basquetebol. Sente que o CB Queluz continua a mantê-la no topo nacional desta modalidade? Criou-se o CB Queluz com o objetivo de manter o basquetebol vivo na cidade, porque infelizmente o histórico CA Queluz “morreu” devido a motivos fiscais. Antes do clube ter acabado, um grupo de pessoas quis que os jovens pudessem continuar a jogar, para manter a marca “Queluz”.