top of page

Os ensinamentos e competências que os mais pequenos vão adquirindo!


Vivemos num mundo cada vez mais digital e não é crível que num futuro próximo essa realidade se altere. Somos constantemente bombardeados com informação, imagens e sons que nos dispersam, pelo que a concentração para as tarefas que realmente importam e dela precisam é algo muito difícil de trabalhar. Como pais e educadores, sabemos o quão difícil é manter a atenção plena dos mais pequenos, sendo nós próprios "vitimas" deste sistema.

Sendo um desporto que combina o espírito coletivo com fulgurantes iniciativas individuais, o basquetebol ajuda na concentração. Quem o pratica, sabe isso melhor do que ninguém. O mínimo descuido, o mais pequeno deslize, paga-se, normalmente, caro. Por isso, no basquetebol a atenção é fundamental: atenção para com o posicionamento próprio e de cada um dos companheiros de equipa e adversários, atenção para os espaços vazios, para a circulação da bola, para o momento certo de lançar, passar ou saltar. São “ingredientes” que, no final, decidirão o resultado e premiarão, ou não, o esforço de toda a equipa.

No caso do minibasquete, o mais importante não serão, certamente, os resultados dos jogos, mas sim, os ensinamentos e competências que os mais pequenos vão adquirindo. Essa evolução só é visível e percetível a quem vai assistindo aos treinos e jogos. Numa verdadeira odisseia contra a corrente digital e falta de foco, é impressionante para quem está de fora avaliar a concentração destas crianças que, rapidamente, parecem esquecer tudo o que as rodeia e concentram-se, de forma abnegada, no que se passa dentro de campo.

É inegável que há um grande trabalho a nível de competências no minibasquete e o Clube Basket Queluz (CBQ) não é exceção. Mas tal só é possível porque existe o trabalho empenhado de toda a equipa técnica, que consegue reunir crianças entre os 6 e 12 anos em torno de um forte espírito de grupo e dedicação.

Essa união, esse espírito de grupo indispensável em qualquer equipa, tem no CBQ um pormenor muito especial: estende-se a pais, familiares e amigos de cada atleta, transformando um conjunto de ilustres desconhecidos numa família reunida em torno de um projeto, de um clube, de um ideal.

Se a concentração do(a) seu(ua) filho(a), é um fator de preocupação, já sabe: o basquetebol pode ajudar. A escola de formação do minibasquete do CBQ está de portas abertas para receber quem se quiser juntar a nós.

Todos juntos somos mais focados, todos juntos somos CBQ!


Comments


Em destaque
Cronicas recentes
Arquivo
TODOS JUNTOS, SOMOS MELHORES !!!
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page